Amor que não se cansa de amar!

Amor que não se cansa de amar!

sábado, 18 de junho de 2011

Santíssima Trindade (Festa)

Festa da Santíssima Trindade

"Bendita seja a Trindade Santa e a indivisivel Unidade! Cantemos-lhe louvores, pois foi misericordiosa para conosco" (Tb 12, 6).

O intuito da Missa é bendizer e exaltar a misericórdia que as três Pessoas divinas usaram para com os homens. Com efeito, diante do mistério profundo e imperscrutável da Unidade e da Trindade de Deus (cf. Rm 11, 33-36), nada mais nos resta que adorar a “(...) Unidade das três Pessoas Divinas (...)” (DALBOSCO, 1963, p. 659), fazer um ato de fé, na eterna e santa Trindade, como afirma na oração pós-comunhão: “fazei, Senhor nosso Deus, que a recepção deste sacramento e a confissão de nossa fé na indivisível Unidade de vossa eterna e santa Trindade nos alcancem a saúde da alma e do corpo” (DALBOSCO, 1963, p. 662) e render a homenagem perene de nosso ser ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo, como afirma esta oração: “Pela invocação de vosso nome dignai-vos santificar, Senhor, esta hóstia que vos oferecemos, e transformai-nos por ela em oblação perpetua para vossa gloria” (DALBOSCO, 1963, p. 661), consagrando-nos a eles, total e irrevogavelmente.

Unidade e Trindade de Deus

Os mistérios principais da nossa fé são dois: Unidade e Trindade de Deus; Encarnação, Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Unidade de Deus significa que há um só Deus, perfeitíssimo, incriado, independente, puríssimo, simplicíssimo, eterno, imenso, onisciente ou sapientíssimo, onipotente, misericordioso, justo, santo, veraz, fiel e providente.

Trindade de Deus significa que em Deus há três Pessoas perfeitamente iguais e realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Três Pessoas realmente distintas significa que em Deus uma Pessoa não é outra, mesmo sendo todas as três um só Deus e tendo em comum todas as perfeições e todas operação ad extra (exteriormente).

Professamos e exprimimos dos dois mistérios principais da fé com o sinal da Cruz, que é o sinal do cristão. No sinal da Cruz com as palavras exprimimos a Unidade e a Trindade de Deus, e com a figura da cruz a Paixão e a Morte de Jesus Cristo.

Marcos Vinícius Faria de Moraes
 
 
Fonte: site, http://marcosfrater.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário